sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Heresia - Resenha #15

Boa Noite queridos e queridas..

Como eu fiquei sem internet por 4 dias, sim, 4 dias inteiros.. hahaha.. Eu consegui terminar o livro que eu estava lendo e ja resenha-lo pra vocês.

Esse livro eu estou lendo desde o mês passado, na mesma semana que terminei O Pacto eu comecei a ler Heresia e hoje eu vim falar um pouco dele pra vocês.


O começo do livro já começa com certo mistério, Giordano Bruno ou só Bruno, como é chamado por alguns, foge do mosteiro onde passou praticamente 13 anos de sua vida, ele é acusado de heresia e excomungado, tendo que fugis antes do padre inquisidor chegar, pois, se não teria que enfrentar a Inquisição e podendo ser até queimado vivo numa fogueira.
A acusação de heresia dá-se pelo fato de ele estar lendo Os comentários de Erasmo, que, para a igreja naquela época, estava no indicie de livros proibidos da Inquisição. Bruno tem um sonho, escrever um livro,

“um livro que causaria tantos calafrios na cristandade quanto o De revolutionibus orbium coelestium, de Copérnico, só que ainda mais Intensos – Uma obra que poria fim a todas as certezas, não apenas as da Igreja Católica Romana, mas as de toda a religião cristã.”
Prologo, página 8.

Na época em questão, ano de 1576, a igreja acreditava na teoria de Aristóteles, tendo a Terra como o centro e os outros planetas girando em sua órbita, e Giordano acreditava na teoria Copérnica de que o Sol é o centro e a Terra assim com o os outros planetas gira em torno do Sol.

Sete anos depois, Bruno esta a caminho da Inglaterra na companhia de Sir Philip Sidney e o palatino Albert Laski. A caminho da renomada Universidade de Oxford para um debate entre Bruno e o diretor da Universidade sobre a Teoria de Copérnico, em que o Bruno acredita. Porém, Bruno tem segundas intenções ao ir para Inglaterra, ele acredita que encontrara um exemplar do livro perdido do sábio egípcio Hermes Trimegisto, onde ele espera descobrir alguns segredos ocultos que não compreende. Em segredo ele tem que se infiltrar aos que insistem em ser católicos e descobrir o que puder sobre um complô contra a rainha.
Porem, em sua primeira noite em Oxford presencia a morte de Roger Mercer por um cão e Bruno acredita que isso não foi um “acidente” como o diretor insiste em dizer a todos. Ele encontra um misterioso almanaque no quarto do morto com uma frase escrita na ultima folha com tinta invisível, vista apenas perto da luz, Ora pro nobis.
Bruno começa a investigar e acreditar que tudo o que esta acontecendo tem haver com a religião, mas não sabe de quem desconfiar e nem em quem acreditar. Enquanto tenta descobrir sobre o, que ele acredita ser um assassinato outra morte acontece na Universidade e não mais como fechar os olhos pro que esta acontecendo, quanto mais eles demoram a descobrir o que esta acontecendo e quem esta cometendo os crimes mais uma morte acontece, dessa vez um aluno é morto e tem o rosto mutilado, a língua arrancada.
Conforme Bruno começa a entender o que esta acontecendo Sophia, a filha do diretor some e Bruno teme pela vida da moça, pois ele se mostra afeiçoado por ela. Quanto mais ele descobre e entende o que esta acontecendo mais fica incrédulo com o que descobre e com as pessoas envolvidas.

Eu tenho, agora, certeza e sei que posso fazer uma pequena comparação de Heresia com O Código da Vinci, não pelo fato de ter religião envolvida, mas pelo forte suspense que S.J. Parris nos faz sentir. Quando cheguei na metade do livro não conseguia mais parar de ler, o final é surpreendente e eu realmente falei VOCÊ? Como? Não pode ser... Não faz sentido que seja VOCÊ...
Eu só estou um pouco irritada, pois esse é o primeiro volume da trilogia e aqui no Brasil só tem ele publicado :(
Mas, vou torcer e torcer muito pra que os dois próximos livros, Profecia e   saiam aqui e eu possa me deliciar com as próximas aventuras de Giordano Bruno de Nola.

Espero que leiam o livro, pois ele é muito bom, você as vezes se irrita com o Bruno, ele é um pouco lerdo haha, mais você teme por ele e pela vida dele que esta em risco.
Eu gostei de mais do livro serio, só demorei porque as provas não me deixavam ler o tanto que eu queria.. 

Beijos Queridos e Queridas, tenham uma boa Noite

2 comentários:

  1. Quero muito ler este livro rs. Abraços já estou seguindo pode retribuir ? É amei seu layout !

    euvivolendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, estou seguindo ja..
      Leia sim esse livro é muito bom, recomendo..

      Excluir