domingo, 10 de fevereiro de 2013

Entrevista com Tânia Roberto

Oi amores,

É com enorme prazer que hoje, em parceria com a Editora Deuses, venho mostrar a entrevista que fiz com Tânia Roberto, autora dos livros Um Dia Você me Chamou de Amor e Pitoco, livros que serão publicados esse ano.
Eu gostaria de agradecer todo o carinho que a Tânia tem tido comigo, desde o ano passado quando nos conhecemos e apresentei a proposta de entrevista a ela, desde então ela tem sido uma amiga muito querida e atenciosa, e eu gostaria de agradecer por tudo. 

Então vamos a entrevista

1. Gostaríamos de saber quando e como começou o amor pela literatura e qual livro?

Tânia: O amor pela literatura iniciou-se na vida escolar. O primeiro livro que tive o registro em minha alma foi o livro da Borboleta Atíria.

2. Você tem algum autor ou autora que teve como inspiração?

Tânia: Sim.  Augusto Cury, literatura adulto e Ana Maria Machado, literatura infantil.

3. Escrever um livro, para você, surgiu como? Você decidiu escrever ou foi algo que aconteceu?

Tânia: Surgiu, após um diagnóstico de câncer. Sem dúvida através de grande sofrimento, decidi que  poderia transformar aquela dor em aprendizado, dando uma nova perspectiva e que pudesse a vir  a contribuir com as pessoas que se encontravam na mesma situação. Aprendi no decorrer da minha vida que devemos tirar boas lições dos torvelinhos da vida e foi a maneira que encontrei para transformar a dor e dar espaço à nova vida. 



4.   A capa do livro Um dia Você me chamou de amor é repleta de flores, gostaria de saber o que elas representam para você e o que elas representam no livro?

Tânia: As flores são miosótis na capa do livro. Representam  o desejo de: Paz, amor e  Felicidade.  No livro somente lendo será possível compreender a extensão 
dessas flores no decorrer da trama na história.

5. Poderia nos contar um pouco sobre o livro?

Tânia: O livro foi escrito pouco a pouco, com muito carinho e o sentimento  amor foi  uma questão que gradativamente conquistou o seu espaço nesta obra. Entretanto, essa emoção, que é a mais pura da humanidade, muitas vezes é empregada de forma errônea: uma vez que as pessoas estão dando outro sentido ao amor, confundindo esse sentimento majestoso, único, âmago e ilimitável, diminuindo-o à paixão. E isso é uma distorção mais do que generosa! Pois o amor é a mais bela e pura energia, não apenas do homem, mas de todo o Celeste.
Esta obra nos ensina a superar os obstáculos que possamos encontrar na vida,   fazendo-nos compreender a razão para certas dores, doutrinando-nos harmonicamente, que o amor é a maior das dádivas: amor esse, que move todo o Universo.”


6. No seu livro de literatura infantil você teve como inspiração seu cachorro e  sua própria vida, gostaria de deixar uma mensagem em especial como uma lição para os leitores? Qual seria?

 Tânia: Sim. “Pitoco, um cãozinho muito louco que só entendia palavras com P”

Pitoco foi criado com muito carinho, pois retratou uma história verídica, vivenciada pelos meus filhos na infância. Havia o desejo em ter um cãozinho de estimação e havia a necessidade de atribuições para os cuidados com o novo membro. Acertado isso, a experiência foi bem divertida, pois a estripulia do cãozinho fazia com que a tarefa se tornasse momentos de prazer e ao mesmo tempo passasse a ser educativa. Cuidar de outro ser desde pequeno é sem dúvida um exercício de compaixão e cidadania que podemos levar para o resto de nossas vidas!

7. Poderia nos falar o que esperar do livro?

Tânia: Com o livro Pitoco, espero que as pessoas reflitam sobre as responsabilidades e alegrias em ter um animalzinho de estimação e que seja  lidos por crianças, jovens e adultos.

8. Escrever para você significa o quê?

Tânia: Significa devolver aos leitores e  a vida o que ela me proporcionou de melhor através da leitura e das experiências de vida: a reflexão, a paciência  e o aprendizado.

9.    Tânia gostaria de deixar uma mensagem pros leitores que tem um sonho de serem   
Escritores assim como você?

Tânia: Sim. Que todos aqueles tocados por amor à literatura, em seus diferentes gêneros, possam nunca desistir do sonho. A principio ele parece ser muito difícil de adentrar ao mundo literário, porém afirmo que todo sonho é possível de realização quando acreditamos no nosso sonho.

Mai uma vez gostaria de agradecer ao tempo cedido pela Tânia, pelo carinho dela e pela entrevista, estou ansiosa para ler os livros dela, ela já tem alguns livros publicados os quais títulos são:


4 comentários:

  1. Sempre adoro ler entrevistas com autores, elas costumam ser para mim um grande estímulo.
    Adorei conhecer um pouco sobre essa autora, que, com muita humildade e simpatia nos presenteou com essa entrevista (tal como você).

    beijos,

    ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu ainda não conhecia a escritora, gostei de ler a entrevista !
    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A Tânia é rpfessora da minha escola,ela é ótima,sabe ensinar,e ela nunca grita,o que é uma grande qualidade.
    Ela tambem toma conta do programa escola da família lá da minha escola,ela é muito boa e tambem muito legal.
    Parabens pelos livros Tânia.

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei imensamente feliz com a entrevista e acho que é otimo pra outras pessoas conhecerem obras e autores novos, espero que essa seja a primeira de muitas.

    beijos (:

    ResponderExcluir